Minha Santa Bárbara

Desde o começo da pandemia, venho tentando tomar algumas providências para manter o juízo. A primeira foi modular as notícias, a segunda modular a ansiedade e a terceira modular assuntos chatos. Além destas, outra, residual, foi escrever alguns contos que chamei de retrotópicos. Ou retrotopias. É o mesmo termo que Zygmunt Bauman usou para nomear o último livro que publicou, aos 91 anos de vida, a exatos 500 anos da publicação de Utopia, Thomas More. São histórias curtas que precisei escrever para evadir um pouco da explosão distópica e da minha própria ansiedade. 

Nesses dias, decidi criar um site para agrupar essa histórias que também poderia chamar de “obsoletistas”, mas não me agrada o teor depreciativo embutido no termo. São situações meio deslocadas no tempo e no espaço do interior brasileiro, mas narradas desde um ponto de vista ingênuo, infantil, meio de fim-da-infância. Depois, pretendo continuar incluindo outras histórias no site sem muito pensar no que fazer disso, por exemplo publicar, mas me agrada que fique na internet, livre, sem custo, ao Deus dará.

Talvez ao leitor aficcionado em literatura contemporânea e em seus maneirismos (porque os há) esses contos, historietas e fábulas não agradem tanto e nem interessem muito. Acho bem previsível isso. Talvez agrade mais a leitores mais velhos ou às crianças, mas não tenho ideia também se seria o tipo de história do agrado delas..

Mas o melhor de tudo que consegui foi a autorização para utilizar a belíssima imagem de “capa” foi gentilmente cedida pelo pintor chileno Luis Ramirez. É uma paisagem venezuelana, da cidade de Cubiro.

Santa Bárbara é tal cidade imaginária na qual estou criando esse mundo ainda meio povoado de sonho e de poucos temores. Achei que a Cubiro do Luis poderia se parecer bastante e ela.

Se foi o suficiente para despertar sua curiosidade, então é acessá-la para conhecer um pouco desse universo anacrônico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s